Skip to main content

EPSON lança nova série de Robots de 6 eixos

A EPSON lança uma nova série de robots industriais de 6 eixos verticais, com 2 modelos, o C4 e o C4L. São lançadas também em simultâneo uma série de novas opções, como o controlador RC700 e o sistema de Vision Guide 7.0.

Os C4 e os C4L são robots de 6 eixos altamente compactos capazes de trabalhar a altas velocidades com excelente precisão, sendo ideais para tarefas como a montagem electrónica e manipulação de peças.

Actualmente são os robots que atingem o maior número de ciclos por minuto – mais de 160 ciclos por minuto!

Inovação tecnológica

Para alcançar esta performance, mesmo com maior carga, a Epson aumentou a aceleração destes robots, utilizando a sua tecnologia exclusiva – QMEMS® – para controlar as vibrações daí resultantes.

Os dispositivos QMEMS são extremamente compactos e de elevada performance sendo micro fabricados em material cristalino num wafer. A Epson apelidou de “QMEMS” combinando o “Q” do quartz – um material cristalino de excelente estabilidade e precisão – com “MEMS” de “micro electro-mechanical systems” (micro sistemas electro-mecânicos) utilizando tecnologia de micro fabricação. QMEMS é uma marca registada da Seiko Epson Corporation.Epson C4L & RC700

Os dispositivos com QMEMS podem ser de duas categorias: os aparelhos de tempo que oferecem sinais básicos usando as propriedades físicas do quartz e aparelhos de sentido que podem detectar movimento, temperatura, pressão, etc. Actualmente QMEMS é chamado o “sal da indústria” ao estar presente num grande leque de produtos do âmbito social, como por exemplo, smartphones, gps, relógios, máquinas fotográficas, equipamento informático.

Em 1970 a EPSON criou esta tecnologia e agora é o primeiro fabricante a nível mundial a utilizá-la em robots industriais.

Vantagens do QMEMS:

  • Alta estabilidade de frequência de oscilação (muito pouca probabilidade de alteração da frequência para melhor estabilidade comparado com o silicone, materiais em cerâmica, etc.)
  • Poupança de energia

Esta tecnologia permite que os robots possam movimentar cargas superiores apesar do sua construção compacta e de peso reduzido. Também permite que os robots possam desempenhar funções num modo de alta velocidade e num modo de baixa vibração.

O C4 tem um alcance horizontal de 600mm (PTP), enquanto que o C4L é um modelo com maior alcance, atingindo os 900mm. Documentação técnica completa na gama ProSix aqui.

O Controlador RC700 é um controlador versátil e poderoso para os robots C4 e C4L que combina as funções anteriores dos controladores RC180 e RC620. Agora um único RC700 pode ser usado numa grande variedade de sistemas.

O Vision Guide 7.0 é uma opção que permite que os robots industriais possam, de forma rápida e precisa, reconhecer a forma, localização e orientação das peças. Esta opção incluí também uma função de inspecção de defeitos que pode ser usado em inspecções visuais ou para detectar falhas, além de poder classificar peças por cor.

QMEMS & Vision Guide

Há muitas e diferentes aplicações onde estes robots podem fazer a diferença. Se necessitar de auxílio na sua próxima aplicação poderá contar com a nossa ajuda.