Skip to main content

Robótica 2015 | 8 a 12 de Abril

No dia 10 de Abril, a EPL – Mecatrónica & Robótica irá participar no Robótica 2015 – Festival Nacional de Robótica. O evento decorre entre os dias 8 e 12 de Abril, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.

O Festival Nacional de Robótica tem como principal objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens de todos os ciclos, investigadores, professores e do público em geral, através de diversas competições de robôs autónomos. Sendo atualmente uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica, este ano o evento terá lugar em Vila Real, contando também com um Encontro Científico (ICARSC 2015), onde será dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação. Em paralelo, a edição do Robótica 2015 terá também uma Feira de Robótica com exposição permanente no Dolce Vita Douro, onde serão apresentadas diversas soluções tecnológicas em diversas áreas ligadas à Robótica.

A EPL irá organizar um Workshop sobre Robótica Colaborativa, apresentando novos conceitos de robótica com o robô da Universal Robots e a pinça adaptativa da Robotiq. A nova geração de robôs colaborativos da UR, com os True Absolute Encoders e inovadoras funções de segurança, é uma revolução da automação industrial que possibilita o trabalho colaborativo entre homem e máquina, sem barreiras de segurança. Juntamente com o robô, a gripper adaptativa de dois dedos da Robotiq proporciona uma maior flexibilidade para os robôs, por conseguir manipular uma grande variedade de peças diferentes com diferentes modos de aperto. Com a possibilidade de controlar a força, a posição e a velocidade, o utilizador tem a liberdade para pegar em variados tipos de peças, sem necessitar de uma reprogramação da pinça.

O Workshop terá inicio às 11h30 no Dolce Vita Douro.

Além deste, a EPL estará exposta com o Universal Robot na nave de desportos da UTAD, das 9h30 às 18h00. O evento funcionará 24h por dia, sendo o acesso livre ao público desde o dia de abertura.

Mais informações AQUI