Skip to main content

IAI: Nova série IXP de Robots SCARA

A IAI apresenta o novo IXP, uma nova gama de robots Scara e a primeira de formato tradicional com motor de passo. O IXP faz parte do conjunto de robots Scara da série IX da IAI, com a novidade de ser composto por um motor de passo, o que torna o IXP mais barato em 50%, mantendo os pesos de carga e prestações de outros modelos. Assim, a IAI consegue criar um robot Scara com boas prestações e preços bastante competitivos.

O novo IXP vem também equipado com encoders absolutos sem bateria. Com a ausência de uma unidade de bateria no encoder, deixam de existir perdas de tempo ou custos adicionais com a manutenção da mesma. Além disso, os encoders absolutos sem bateria trazem várias vantagens a nível de desempenho, como permitir que não haja paragens por erros da bateria (com baixa voltagem, por exemplo) ou não ser necessário um reset absoluto do equipamento para troca de bateria, algo que envolveria uma reprogramação da máquina.

O novo Scara da IAI é também 30% mais leve que o seu antecessor, pesando somente 13kg, o que permite facilidade de deslocação e adaptação a vários processos produtivos. O IXP conta com especifícações de 3 ou 4 eixos com gripper, com alcances até 350mm ou 450mm, com peso de carga máximo até 3kg, velocidades até aos 2726mm/s nos dois braços principais e 270mm/s no eixo vertical, e uma repetibilidade de +/- 0.02mm.

Em conjunto com o IXP, destaca-se também o controlador MSEL, um controlador 50% mais pequeno que o seu antecessor, e que consegue programar até 30000 posições, suportando várias interfaces de entradas e saídas digitais. Desta forma, é possível ter uma solução leve e versáttil, com elevado rendimento e precisão, facilmente programável e sem custos de manutenção com a bateria do encoder, por um preço bastante competitivo. A IAI destaca-se no mercado por fornecer soluções à medida dos seus clientes, e o IXP não foge a essa regra, sendo um SCARA que dará uma boa resposta a diversas aplicações típicas de pick & place, montagem ou dispensing.